Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mães, filhos e como agir...Quero poder te ajudar


Quando pensei nesse Blog imaginei uma fonte para mães refletirem suas ações em relação aos filhos, dando informações simples. Porque  hoje temos acesso a inúmeros cursos, mas escola para pai e mãe, é quase inexistente. Vejo que esse relacionamento tem se desgastado no decorrer do tempo, por muitos motivos,  dentre eles destaco dois: as mães passarem muito tempo longe dos filhos em virtude do trabalho,   e constantes ataques contra a família e  seus valores.  .  Existe no mercado boa  literatura,   mas no corre corre do dia a dia, o tempo é curto e acabamos lendo o trivial, quando lemos.
Esse assunto sempre foi  muito presente durante minha vida. Quando fui mãe me vi tão despreparada, que li muito sobre o assunto. Achei tão complicado e difícil, que interrompi minha carreira profissional, pra me dedicar a educação das minhas filhas.  E foram muitos desafios, muitos erros e acertos ao longo da caminhada. Quando eu via uma família mais velha que a minha, que os filhos eram educados e obediente;, eu perguntava o que a mãe fazia, como era sua atitude com os filhos. Uma amiga, na época que minhas filhas eram pequenas, ela me disse que quando suas filhas estavam do tamanho das minhas, ela sempre se abaixava para falar com elas, na mesma direção. Minha sogra me falou dos cabos de panela para fora  do fogão enquanto cozinhava . Cada conselho, cada observação tudo que ia colhendo na caminhada.
Trabalhei como conselheira tutelar três anos; quando atendia  uma criança ou adolescente com comportamento “alterado”,  geralmente a causa era a negligencia ou ausência dos pais. Enquanto  professora do sistema prisional, novamente percebi a importância da educação com amor, disciplina e  valores morais. Educar requer tempo e dedicação.

Um comentário: